A COMUNHÃO NA IGREJA E A SUA IMPORTÂNCIA




SUB-TEMA: O CORDÃO DE TRES DOBRAS - TEXTOS: EC 4.9-12; SL 133; AT 4.42

I. O Que é Comunhão?
a) Termo comunhão vem do grego "Koinonia" com o significado de vida em comum, comunicação, solidariedade, união e acordo.
b) Comunhão é uma palavra composta de duas outras palavras: "comum" e "união". "Assim, pode-se dizer que comunhão significa estarmos unidos de tal forma que temos as coisas em comum".
c) Comunhão é o compartilhar tudo que sou e o que tenho com os outros. É muito mais que um companheirismo amistoso.
d) Comunhão é a atitude de abrir nossas vidas para nossos irmãos e amá-los. A comunidade é a estrutura que facilita a comunhão. A comunhão cristã está baseada em uma relação familiar com Cristo e a sua Igreja.
e) A comunhão e comunicação estão muito ligadas, Rm 12.13.
f) Devemos manter comunhão com a Trindade Santa conforme lemos em 1 Jo 1.3,7 e 2 Co 13.13 mas também com os nossos irmãos em Cristo, 1 Jo 1.7.

II. Por que a comunhão é tão importante? Em primeiro lugar, a comunhão com meus irmãos revela minha comunhão com Deus, 1 Jo 1.7; 2.9-11; 3.14-18; 4.7,8. É impossível dizer que tenho uma íntima e profunda comunhão com Deus se minha relação com meus irmãos não demonstra o mesmo. Em segundo lugar, a comunhão é importante porque revela nosso desenvolvimento como povo de Deus,
Rm 12. 10; 13.78; 1 Pe 1.22; GI 5.13; O 3.13. A comunhão com os irmãos atende a uma das necessidades mais profundas do ser humano que é amar e ser amado. A Igreja tem que se destacar em primeiro lugar pelo amor, 1 Co 13. A terceira razão pela qual a comunhão é tão importante é porque ela é a base do nosso testemunho ao mundo, Jo 13.35; 17.21-23; 1 Jo 4.11,12, se não demonstrarmos o amor de Cristo, o mundo terá boas razões para rejeitá-lo.
III. Como podemos melhorar nossa comunhão?
Observando as oportunidades que Deus nos dá e cumprindo os mandamentos bíblicos da mutualidade ou fraternidade:
3.1.Amem-se uns aos outros. Mandamento: Jo 13.34; Jo 1512,17; Rm 12.9-10; 13.8-10; Tg 2.8; 1 Pd 1.22; 3.8. Definição: Uma atitude ou afeição interna que se manifesta em atitudes e ações de boa vontade, e que procura contribuir unicamente para o bem da pessoa amada.

3.2. Aceitem-se uns aos outros. Mandamento: Rm 15.7 Definição: Significa acolhermos os nossos irmãos em Cristo, livremente, sem constrangimento ou reservas, em pleno reconhecimento da nossa comunhão igual e mútua em Cristo, independente de diferenças de opiniões sobre questões secundárias.

3.3. Saúdem-se uns aos outros. Mandamento: 1 Co 16.20b (Rm 16.16; 2 Co 13.12; l Pe 2.14) Definição: É um reconhecimento externo, visível, da vida em união com Cristo que mutuamente compartilhamos, e do amor fraternal que temos uns para com os outros. Os cristãos não devem ignorar a presença uns dos outros, ao surgirem oportunidades para se comunicarem.
3.4. Tenham igual cuidado em favor uns pelos outros. Sinônimos: Cooperem com igual cuidado uns dos outros; Sejam solícitos uns para com os outros; Todas as partes tenham o mesmo interesse umas pelas outras. Mandamento: 1Co 12. 24b-25. Definição: É o mesmo que mostrar semelhante e imparcial interesse pelo bem-estar e pelo ministério de cada membro, reconhecendo e aceitando plenamente a posição e a função que esse membro recebeu de Deus, para ministrar de maneira útil ao Corpo de Cristo.

3.5. Sujeitem-se uns aos outros - Sinônimos: submetam-se uns dos outros. Mandamento: Ef 5.18-21. Definição: Significa que cada um de nós se considera submisso à autoridade dos irmãos, cooperando facilmente com as instruções, os desejos e os pedidos deles.

Conclusão/Aplicação: Somente em uma convivência fraternal que procura conservar um ambiente de comunhão com Deus e com os irmãos, a igreja poderá avançar na evangelização local e nas missões mundiais, cumprindo, assim os seus propósitos diante de Deus.

Pr. Rayfran Batista da Silva.
E-mail: rayfranbatista@uol.com.br.
WWW.adsantaines.com.br

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.