Jeremias 18.1,2,3
A PALAVRA do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas
,


Introdução:
Quem foi Jeremias
Jeremias foi um profeta bíblico nascido por volta de 646 a.C. em Anatot, localidade situada próximo de Jerusalém. A sua vocação profética iniciou-se em 626 a.C., durante o reinado de Josias e prolongou-se pelos reinados de Joaquim e de Sedecias, reis de Judá. É durante o seu tempo que Jerusalém e Judá são conquistados por Nabucodonosor, rei babilónico, e os judeus são levados em cativeiro para a Babilônia, primeiro em 598 a.C. e novamente em 587 a.C. Poupado ao exílio, Jeremias opta por ficar junto de Godolias, seu amigo íntimo e Governador de Judá. Mais tarde, após o assassinato de Godolias, é obrigado a ir para o Egito, acreditando-se que tenha morrido por lá por volta do ano 580 a.C.

O propósito do livro de Jeremias
24 livro: JEREMIAS = Profeta das Lágrimas, este livro foi escrito para revelar o Juízo Divino contra os rebeldes, apóstatas e autoridade da palavra profética.

O chamado de Jeremias

Leitura: Jeremias 1:1-10
Texto: Jeremias 1:4-8

Acabamos de ler como o SENHOR Deus chamou o jovem Jeremias para ser profeta às nações. O SENHOR tinha escolhido Jeremias, já antes do nascimento dele, para ser um pregador da palavra. Como o chamado de Jeremias ocorreu, não sabemos. Sabemos apenas que num determinado momento o SENHOR Deus se dirigiu a Jeremias e o chamou para ser profeta (Jeremias 1:4). Podemos ler na Bíblia que o SENHOR Deus sempre fez isto. Ele sempre chamou pessoas para orientarem e governarem o seu povo. Principalmente nos momentos mais difíceis, quando o povo de Deus estava sofrendo ou perdido, Deus chamou pessoas para botar ordem em casa. Desta forma, chamando pessoas, Deus se importava com seu povo. Pois é assim, através de pessoas humanas, que Deus quer guiar seu povo. O SENHOR Deus, o Todo-Poderoso, ele quer governar-nos por pessoas humanas, como os nossos pais, os professores, pastores, presbíteros e diáconos, e outras autoridades. Mas ouçam só o que o SENHOR Deus falou a Jeremias, que disse que era jovem demais. O SENHOR disse a Jeremias: "Não digas: ‘não passo de uma criança’; porque a todos a quem eu te enviar, irás; e tudo quanto eu te mandar, falarás" (Jeremias 1:7).

PASSOS QUE LEVARAM JEREMIAS À CASA DO OLEIRO

A obediência de Jeremias

OBEDIÊNCIA: UMA QUESTÃO DE FÉ
Fé não tem a ver com o que você sente, e sim com o que você faz.
Fé não é apenas acreditar; é confiar a ponto de obedecer.
Deus deu uma ordem a Jeremias: Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.

Jeremias já havia visto inúmeros oleiros em toda a sua vida, ele poderia até mesmo desobedecer ao Senhor, já que não havia novidade em ver alguém fazendo vasos. Mas ele obedeceu. Jeremias entendeu que Deus queria falar com ele, como profeta, e com o Seu povo, através dessa ilustração.



O desejo de aprender "O temor do SENHOR é o princípio do conhecimento; os loucos desprezam a sabedoria e a instrução." (Provérbios 1 : 7)

Imagine se Jeremias não tivesse ido à casa do oleiro. Que bom que o profeta era um homem disposto a aprender nas situações simples e aparentemente não interessantes. O verdadeiro discípulo é aquele que reconhece que sempre precisará ser acrescido em algo e, o fundamental, ele não despreza as oportunidades que lhe trarão experiências de vida.

No mundo atual, até os pais têm muito que aprender com os filhos. Vivemos em um século muito diversificado, onde as pessoas têm características diferenciadas umas das outras. Portanto, nunca saberemos tudo e sempre necessitaremos de alguém para nos ensinar.

Jeremias aprendeu com o Oleiro. Ele pôde ver como é possível transformar um recurso natural em uma obra de arte, ou seja, barro em vaso. E, ao olhar o oleiro trabalhando o barro, viu o vaso se desmanchar em sua mão.


A VISÃO DA CASA DO OLEIRO

Oleiro
É O SENHOR ("E formou o SENHOR Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente." (Gênesis 2 : 7))
Nós vemos que o Senhor desde o início moldou o homem da maneira que ele queria,

Barro - A matéria prima , O Barro, a argila , substancia empregada para fabricação de obras de alvenaria ; se obtém misturando argila com água , que nos remete ao pó ( O Homem Gn 2:7 , Gn 3:19 Sl 103:14 ) misturado com a água ( Ex 17:6 , I Co. 10:4 ) , o Espirito, o sopro da vida e o homem passou a alma vivente, imagem de Deus não física mas espiritual , associado ao espirito humano, pelo qual cada ser pode comunicar-se com Deus , e travar um relacionamento com seu criador uma referencia ao espirito humano pode ser consciência, personalidade e vontade própria , aspectos de do caráter de Deus, no principio o homem - o barro – o pó com água – a alma vivente – tinha total comunhão com seu Criador, que foi quebrada com o pecado, então O Oleiro ( Is 64:8 ) pode , e deseja refazer a sua obra , o vaso como preferir ( Rm 9:20,21 - Ef. 2:10 ) para que ela tenha novamente lugar de destaque que tinha antes
O CRENTE

Azeite
Espírito

Roda
02- A Roda do Oleiro – O objeto usado para confeccionar o vaso tratava-se de um instrumento, feito de madeira ou de pedra, que consistia em dois disco , um inferior girado pelo pé do oleiro e o do superior , ligado ao inferior pelo mesmo eixo, o barro disposto no disco superior podia ser transformado em bacias, tigelas, potes, vasos redondos á medida que girava o disco.

NOSSA VIDA ( a vida dá voltas)

Forno – Uma construção , usada para fazer cozer pães , assar matérias de alvenaria ( barro ), Após O Oleiro fazer o vaso , Ter acabado de molda-lo naquela época eles os oleiros levavam ao forno os potes de barro para dar-lhes consistência, esse processo partia os potes defeituosos , fracos , mas os que resistiam eram marcados com a mesma palavra grega que o Apostolo Pedro utiliza em I Pe. 1:7, descobrimos de que somos feitos quando a nossa fé e provada, se permanecemos fieis a meio as provações ( I Pe 1:6 ) isso purificará , fortalecerá , aperfeiçoará a nossa fé e resultará em louvor , gloria e honra na vinda do Senhor Jesus , o Senhor considera a nossa perseverança na provações e nossa fé Nele preciosas e de valor inestimável por toda a eternidade
PRA NOS PROVAR

Vaso
Após sair do forno o vaso está pronto para ser usado ( Ensina-me a fazer a tua vontade, pois és o meu Deus Sl. 143:10 ) o vaso em si não passa de um objeto se o oleiro não tiver um uso para ele de nada serve , assim somo nos não basta sermos escolhidos , moldados transformados , provados pelo fogo, resistirmos, as não descobrimos o nosso uso nas mãos de Deus , á sua vontade , não a nossa vontade , o seu querer , não o nosso querer, para a nossa vida , o vaso por si só não pode fazer nada , e como uma jarra por mais que ela quiser ele nunca poderá ser encher de água mas quando o seu criador , o senhor da sua vida a utiliza ela tem utilidade , no momento que nos colocamos nas mãos de Deus , deixando de lado as nossas vontades e descobrimos a Sua vontade , nos adequamos a Ela , não querendo que Deus se adeqüe as nossas , descobrimos os seus planos e nos encaixamos a ele , e não fazendo planos e tentarmos encaixar Deus neles , ai sim podemos nos considerar vasos nas mãos do Senhor. Em lugar disso, deveis dizer se o senhor quiser viveremos e faremos isto ou aquilo Tiago 4: 15

O resultado do trabalho árduo do oleiro.


A COISA MAIS LINDA DO MUNDO É VER O OLEIRO TRABALHAR

CONCLUSÃO

O SEGREDO DA CASA: DEUS USA COISAS SIMPLES PARA NOS MOSTRAR QUE SOMOS CAPASES E QUE ELE SEMPRE ESTÁ AO NOSSO LADO E QUE É ELE QUEM TOMA DE CONTA DE NOSSA VIDAS, POIS ELE TEM O CONTROLE GERELA DE TUDO. DEIXE-SE SER MOLDADO PELO TEU CRIADOR. TENHA UMA NOVA VIDA!
Você está pronto para atender o chamado de Deus, ou melhor deixar o oleiro moldar a sua vida.
A hora é agora, está na hora de você experimentar uma nova experiência com Deus, a de ser mais cheio com o poder do Espírito Santo do Senhor.


AGORA É COM VOCÊ! ESTÁ NA HORA DA TRANSFORMAÇÃO

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.